Obras do setor naval orçadas em R$ 2,5 bi ainda não foram iniciadas na
PB
Projetos são a
ampliação do Porto de Cabedelo e estaleiro em Lucena.
Juntos, empreendimentos podem gerar 5.500 empregos.
Juntos, empreendimentos podem gerar 5.500 empregos.
Com a expectativa de geração de 5.500 empregos, sendo
2.600 diretos e indiretos, as construções do terminal multiuso no Porto de
Cabedelo e do estaleiro na cidade de Lucena, anunciados nos últimos dois anos,
ainda não começaram, deixando de criar cerca de 2.900 oportunidades de trabalho
que foram previstas para empregados da construção civil. O valor total de
investimentos previstos para essas duas obras no setor naval e de logística no
litoral paraibano passa da marca de R$ 2,5 bilhões.
Anunciado em 2013, o projeto do estaleiro da Empresa de
Docagens Pedra do Ingá (EDPI), em Lucena, é o maior deles. Com investimento
previsto de R$ 2 bilhões e projetando a geração de 4.100 empregos diretos e
indiretos, o projeto, das empresas McQuilling Partners Inc., dos Estados
Unidos, e da brasileira Promon Engenharia, visa oferecer serviços de manutenção
de navios de grande porte.
A obra foi prevista para ser concluída em 2017, mas
segundo o gerente de projetos da McQuilling no Brasil, Celso Souza, ainda não
há investidores suficientes para que o projeto comece a sair do papel. “A crise
política do país não é a melhor situação para atrair investimentos”, explica.
Por causa da demora na captação de recursos, o projeto
está atrasado em relação ao cronograma inicial e o pedido de licenciamento
ambiental foi feito apenas em outubro de 2015. Como o estaleiro de reparos está
previsto para ser construído na foz do Rio Paraíba, também é necessário haver a
permissão da Secretaria dos Portos da União.
Para o gerente de projetos, se tudo for encaminhado a
partir de agora, a obra deve ser entregue em 2019. “Recebendo autorização de
todos os órgãos, esperamos iniciar as obras no primeiro trimestre de 2017. Em
24 meses é possível colocá-lo em funcionamento parcial e, em 36 meses, em sua totalidade.
Mas isso também depende dos investidores”, conclui.
Terminal
multiuso
O projeto de construção do terminal
multiuso no porto de Cabedelo, fruto de uma parceria entre as empresas Marlog
Logística e o grupo Mota-Engil foi anunciado no final de 2014. Orçada em R$ 550
milhões, a iniciativa pretende gerar 1.400 empregos e, quando concluída, deve
dobrar a capacidade do porto, além de ampliar os negócios. Mais de um ano
depois do anúncio, as obras no local ainda não começaram.
De acordo com o diretor-superintendente
da Marlog Logística, José Arlan Rodrigues, o empreendimento está em fase de
licenciamento ambiental e mesmo que as obras propriamente ditas não tenham sido
iniciadas, o projeto está mantido e dentro do cronograma. “O estudo de
viabilidade econômica, feito no ano passado, já considerava este contexto
econômico brasileiro”, disse.
Ainda segundo Rodrigues, não há um prazo para que as
obras comecem, já que a construção depende da emissão destas licenças
ambientais. No projeto, além da criação do terminal, também serão feitas obras
de dragagem do aprofundamento do canal de acesso e da bacia de evolução do
porto dos atuais 9,14 metros para 11 metros. Após a autorização, o
diretor-superintendente estima que a construção seja concluída entre 18 e 24 meses.
“Só quando a obra ficar pronta é que serão iniciados os trabalhos da dragagem,
que dependem da autorização da Secretaria dos Portos”, explica.
O empresário avalia que a obra, da mesma forma que o
estaleiro de Lucena, vai colocar a Paraíba nas rotas internacionais, uma vez
que vai permitir que o porto receba navios de maior porte. “Com o calado mais
profundo, o porto terá um aumento de atividades e vai arrecadar mais impostos,
além de gerar mais empregos”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário