quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

OPORTUNIDADES E VAGAS DE EMPREGO 24/02





analista de qualidade - foco em alimentos.png

PRONATEC: MEC libera R$ 111,50 milhões para bolsas no Sesc e Senai em 2016.

Ainda que menor do que em anos passados, oMinistério da Educação mais uma vez liberou um importante investimento para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. No início do ano foram anunciados R$ 111,50 milhões, que serão destinados a bolsas em instituições de ensino técnico como Sesc e Senai.
http://pronatec.pro.br
programa, que é um dos grandes trunfos do governo federal na área da educação, teve o orçamento reduzido neste ano: receberá em 2016 apenas 65% doinvestimento que foi feito em 2015.

Sistema S

MEC não chegou a informar o número exato de bolsas contempladas por esteinvestimento, porém, confirmou que as oportunidades serão distribuídas entre o chamado Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); eServiço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).
Portanto, se você pretende conquistar uma vaga no Pronatec, fique atento aosprocessos seletivos dessas instituições na sua região.

Como participar das inscrições Pronatec 2016

Para conseguir uma das vagas do Pronatec você precisa acompanhar os períodos de inscrições Pronatec 2016 nas instituições de ensino nas quais você deseja ingressar, pois não há um sistema unificado de inscrições para o programa.
Tanto as escolas públicas, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) como os Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S), tem autonomia para realizar seus processos seletivoscom critérios próprios para a seleção dos bolsistas do Pronatec.
São oferecidas pelo programa três modalidades de ensino profissional técnico, veja em qual delas você se encaixa:
– Técnico na forma subsequente, para quem concluiu o ensino médio.
– Técnico na forma concomitante, para quem está matriculado no ensino médio.
– Técnico na forma integrada, para quem concluiu o ensino fundamental.

Conheça o programa Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.
O acesso aos cursos de formação técnica é ofertado de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. Em 2013, instituições privadas, devidamente habilitadas pelo MEC, também passaram a fazer parte do programa..
De 2011 a 2014, foram realizadas mais de 8 milhões de matrículas por meio do Pronatec, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário